Buscar

Você já ouviu falar do Janeiro Branco?


janeiro branco

Certamente durante este mês de janeiro, você ouviu falar do janeiro branco.


Mas, você entendeu o significado desta campanha?


Ela é relativamente nova, tem por objetivo conscientizar a população em favor da saúde mental, busca mudar a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental promovendo assim, mais qualidade para a sociedade.


Durante muito tempo buscar cuidados para a saúde mental foi considerado uma fraqueza, algo a ser escondido, uma vergonha.

Hoje sabemos que a realidade é o oposto disso, cuidar das nossas emoções é fundamental para que possamos ter o equilíbrio necessário para enfrentar as dificuldades que encontramos diariamente.


Quando buscamos entender o amplo significado de saúde, percebemos atualmente que é impossível pensar em saúde física separada da mental. Men sana in corpore sano. Somos um todo e precisamos aprender a lidar com isso.


Uma das formas deste aprendizado é através da psicoeducação, aprender com as campanhas sobre saúde mental, entender que é importante que possamos buscar tratamento.


Janeiro, como o mês que inicia o ano, foi escolhido para que possamos estar pensando mais sobre nossa saúde mental. É o mês onde criamos nossas metas e objetivos para o ano que está iniciando, e assim, podemos já incluir nesta lista os cuidados necessários para este equilíbrio.


É importante que nesta nossa lista de objetivos, juntamente com aqueles pessoais e profissionais (mudar de emprego, comprar um carro ou fazer um curso de oratória) estejam presentes os necessários para os cuidados com nossa saúde mental, tais como iniciar a psicoterapia, fazer atividade física, buscar estar mais presente no dia a dia.


Conheça a origem da campanha aqui. E saiba mais sobre o assunto no site https://janeirobranco.com.br/

Cuide de sua saúde mental.

Um abraço

Paulo de Tarso - Psicólogo Clínico - Crp 12/03836

30 visualizações0 comentário