Plasma de argônio: Especialista recomenda nova alternativa contra reganho de peso após bariátrica
top of page
Buscar
  • Foto do escritorSaulo Pithan

Plasma de argônio: Especialista recomenda nova alternativa contra reganho de peso após bariátrica


Uma notícia animadora para pacientes que fizeram cirurgia bariátrica e tiveram reganho de peso. Uma nova alternativa de tratamento chegou à região e está sendo recomendada por especialistas. Trata-se do Plasma de Argônio, um tratamento para perda de peso, indicado para pessoas que fizeram cirurgia bariátrica (Cirurgia de Capella, Cirurgia de Fobi-Capella ou Bypass Gastrointestinal) sem anel e não conseguiram atingir o peso desejado ou tiveram reganho de peso acima de 20 % do peso mínimo atingido.

De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista Dr Rafael Ostermann, o procedimento é uma cauterização endoscópica que tem como finalidade diminuir o diâmetro da anastomose gastrojejunal. “Fazemos um estreitamento da emenda entre o pequeno novo estômago e o intestino delgado. Assim, o esvaziamento do estômago fica mais lento, dando uma sensação de saciedade precoce, com diminuição da ingestão de alimentos e, consequentemente, redução de peso”, explica.

Segundo a literatura, de 20% a 30% dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica têm um certo reganho de peso. “Muitos fatores contribuem para isso, como falta de atividade física, ingestão de alimentos muito calóricos e ingestão de grandes quantidades de alimentos, neste caso, possível em pacientes que tiveram um alargamento da anastomose gastrojejunal”, comenta o cirurgião.


Como é feita a aplicação



A aplicação do Plasma de Argônio é um procedimento ambulatorial, realizado pelo médico endoscopista, com auxílio de um anestesista, sob sedação anestésica. Não é utilizada anestesia geral. “Em média, três sessões, aplicadas com intervalo de 1 a 2 meses, são suficientes. Há casos de pacientes que precisam de mais, mas tudo isso é avaliado de forma individual. O procedimento é realizado aqui na Ostermann Medical Center mesmo, com todo conforto e segurança que o paciente precisa”, afirma Dr. Rafael.

Antes da primeira sessão, o paciente deverá passar em consulta com o cirurgião e com a nutricionista, já que terá de ser submetido a uma dieta restritiva nos primeiros dias após o procedimento.

Segundo Ostermann, não é possível afirmar qual será a perda de peso após a aplicação do Plasma de Argônio, mas a literatura aponta que ela pode chegar a 50% do excesso de peso atual ou a 70% do peso que a pessoa reganhou após a cirurgia. “O resultado depende muito de uma alimentação saudável e de atividades físicas também”finaliza.

35 visualizações0 comentário
bottom of page