Obesidade e verão: Especialista reforça cuidados durante o ano todo
top of page
Buscar
  • Foto do escritorSaulo Pithan

Obesidade e verão: Especialista reforça cuidados durante o ano todo


Projeto Verão. Certamente, você já esbarrou nessa expressão por aí ou até mesmo já tentou embarcar em algum projeto mirabolante de emagrecimento rápido.

Na vida de muitos, ele se inicia pouco antes ou durante a estação mais quente do ano e é adotado por quem deixou a prática de exercícios físicos de lado e exagerou na alimentação, ou ainda por quem sofre com a obesidade e busca emagrecer rápido a qualquer custo.

São aquelas pessoas que correm contra o tempo para conquistar o corpo que desejam desfilar pelas praias, piscinas, baladas e festas de verão, período embalado em roupas mais curtas, decotadas e pele à mostra.


Em contagem regressiva, muitos se apegam a dietas milagrosas, uso de remédios perigosos e cargas de treinamentos físicos exagerados. Ou seja, um risco à saúde diante das decisões adiadas, já que os cuidados com a obesidade e o corpo deveriam fazer parte da rotina de todos ao longo do ano.

Segundo o gastrocirurgião Dr. Rafael Ostermann, do Núcleo de Tratamento da Obesidade da Ostermann Medical Center de Araranguá, a luta contra a obesidade vai muito além de conquistar um corpo bonito. É garantia de saúde e melhor qualidade de vida para toda uma vida. “Combater a obesidade vai além da estética. A obesidade é uma doença crônica que merece atenção e cuidado. O excesso de peso, especialmente a gordura abdominal, estão ligados a um maior risco de doenças cardíacas. A perda de peso reduz o risco de morte causada por doença cardíaca. Também ajuda a prevenir ou controlar a diabetes, a pressão alta e o colesterol alto e contribui para evitar doenças cardiovasculares”, alerta Dr. Rafael.


Estilo de vida saudável



A obesidade é uma doença crônica grave e considerada uma epidemia mundial. O que assusta os profissionais é o crescimento de obesos a cada ano. “Na Clínica, temos recebido muitos pacientes que chegam em busca de emagrecimento rápido mas encontram na nossa equipe multidisciplinar o apoio que precisam de vários profissionais para adotar um estilo de vida saudável. Tratamos a obesidade de forma séria, responsável para que nossos pacientes possam aproveitar não apenas o verão, mas todas as estações do ano” conta.


O médico que é considerado uma das maiores referências em tratamentos inovadores contra a obesidade explica que atualmente existem diversas técnicas, recursos e tratamentos que permitem emagrecer conservando a saúde. O apoio de profissionais especializados e experientes é essencial. “Nós reforçamos sempre a importância de buscar apoio especializado. São muitas as possibilidades e só não consegue o resultado ideal quem não quer. Não há mais desculpas pra permanecer no grupo de risco dos obesos. De balão intragástrico a cirurgias minimamente invasivas, são muitas as opções existentes antecipa o médico.


Os riscos da obesidade

As pessoas obesas e com excesso de peso têm uma maior probabilidade de sofrer ataques cardíacos e AVC. Em particular, a gordura abdominal está associada a outros fatores de risco cardiovascular, como diabetes, hipertensão, aumento da massa cardíaca e colesterol elevado.

Todos estes fatores de risco levam à acumulação de colesterol nas artérias, fazendo com que as placas cresçam. Estas placas podem eventualmente obstruir parcial ou totalmente uma artéria que fornece sangue ao coração, causando um ataque cardíaco, ou uma artéria que fornece sangue ao cérebro, causando um acidente vascular cerebral.


Onde encontrar ajuda

O Núcleo de Tratamento e Combate a Obesidade da Ostermann Medical Center está sediado em Araranguá, em Garopaba e Criciúma (GastroSlim). Informações e detalhes podem ser obtidos via whatsApp pelo número 48 9. 9973-7109 ou (48) 3522-2314.

174 visualizações0 comentário
bottom of page