Buscar
  • Luiz Campos

O que é terapia cognitivo comportamental?

Terapia Cognitivo Comportamental também chamada de TCC, parte do pressuposto que não são os fatos ou os acontecimentos em nossa vida que são importantes, mas a maneira como os interpretamos é que faz toda a diferença.


Essa abordagem psicológica criada em 1960 pelo psiquiatra Aaron T. Beck entende que os pensamentos, as emoções e os comportamentos estão conectados entre si e nos revelam a maneira como estamos interpretando os acontecimentos da nossa vida.


Um mesmo acontecimento pode ser interpretado de maneira diferente por várias pessoas, pois cada uma delas possui uma maneira particular de pensar, sentir e agir, baseado na visão e nas crenças que tem sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o futuro, podendo ser consideradas funcionais ou disfuncionais.


Desse modo, se uma crença disfuncional for ativada por uma situação específica, logo ativará pensamentos disfuncionais, que são aqueles pensamentos mais negativos que fazem com que tenhamos uma emoção negativa e desencadeando também um comportamento disfuncional podendo acarretar prejuízos a nossa vida.


A terapia cognitivo comportamental ajuda a pessoa a questionar os seus pensamentos e a perceber se esses pensamentos são verdadeiros ou falsos e quais as suas consequências.


Busca também, através de questionamentos e outras técnicas, modificar os pensamentos e as crenças consideradas disfuncionais melhorando assim o nosso humor e o nosso comportamento, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.


É uma das vertentes terapêuticas das mais importantes, abrangendo uma vasta gama de publicações científicas que comprovam a sua eficácia em relação aos transtornos mentais e em conhecimento psicológico na modificação de comportamentos e sentimentos, apontando uma melhora sistemática dos problemas tratados.

2 visualizações0 comentário