Saulo Pithan
Novidades no tratamento de varizes permitem recuperação mais rápida e eficaz

Cirurgião vascular da Ostermann Medical Center traz dicas e explica as novas tendências em procedimentos para deixar as pernas mais bonitas
Durante muitos anos, a cirurgia de varizes convencional, com a retirada da veia safena, era o único método de tratamento em casos mais graves da doença. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, técnicas inovadoras e menos invasivas agora permitem uma recuperação mais rápida e com menos sofrimento aos pacientes.
Segundo o cirurgião vascular, Dr. Halison VilaCorta Araújo de Souza (CRM-SC 21648 – RQE 21722), existem vários procedimentos que permitem um tratamento efetivo e eficaz, mas a definição do método ideal varia de acordo com a gravidade de cada caso.
A avaliação minuciosa e personalizada deve ser feita pelo cirurgião vascular. “Atualmente existem diversos tratamentos para varizes, mas no ponto de vista cirúrgico a forma convencional que consiste na extração da veia safena e flebectomia - que consiste na remoção das veias dilatadas e doentes - são as mais utilizadas apesar de exigir uma recuperação mais lenta, em torno de 15 dias e de ser mais invasiva” explica o médico.
Esse tipo de cirurgia tem se tornado cada vez mais impopular frente aos novos tratamentos para varizes menos invasivos. Isso porque a cirurgia demanda cuidados pós-operatórios mais complexos. Além disso, a recuperação leva mais tempo e impossibilita o paciente de realizar algumas atividades por um determinado período. Entretanto, é a forma mais antiga e eficaz de tratar varizes nas pernas.
Cirurgia por radiofrequência

A radiofrequência funciona de forma muito semelhante à cirurgia laser, pois utiliza calor dentro do vaso para fechar a variz. Para fazer isso, o médico insere um pequeno cateter no interior da veia a tratar e, depois, utilizando radiofrequência, aquece a ponta, deixando-a quente o suficiente para levar o vaso a fechar. “Havendo a indicação do médico, a vantagem do procedimento é uma recuperação mais rápida, o paciente vai para casa no mesmo dia. A dor é bem menor e menos invasiva,” explica.
Flebogrif, revolução no tratamento contra varizes

Um dos procedimentos mais modernos e eficazes atualmente no mercado é o Flebogrif. De acordo com Dr. Halison, ele consiste em um moderno dispositivo para o tratamento de safenas. O procedimento é guiado por ultrassom Doppler e a técnica é composta por duas lesões na veia doente, sendo um dano endotelial realizado por ganchos de corte retráteis radiais (mecânico) e o outro por meio de injeção esclerosante de espuma de polidocanol (químico).
É um método rápido, prático, indolor e minimamente invasivo, realizado no conforto do consultório, com sedação consciente e anestesia local, sem necessidade de hospitalização. Ao fim do tratamento, o paciente sai caminhando normalmente.
A técnica permite uma rápida recuperação, sem repouso e também sem as restrições de um tratamento cirúrgico convencional. “Nós chamamos de tecnologia nova de ablação mecano-química, onde se realiza a introdução de um cateter por punção, sem cortes, com anestesia local e não necessita de centro cirúrgico, podendo ser realizado aqui mesmo na Ostermann Medical Center”, explicou.
Contate com o médico
Para saber mais sobre todos os procedimentos apresentados nesta reportagem, entre em contato para agendamento de consulta com Dr. Halison VilaCorta Araújo de Souza na Ostermann Medical Center de Araranguá e Ostermann medical Center Garopaba.
Os telefones para contato são:
Araranguá: (48) 3522-2314
Garopaba: (48) 3254-4261