top of page
Buscar
  • Foto do escritorSaulo Pithan

Novidade: Exame não invasivo é aliado para diagnosticar doenças do fígado


Elastografia Hepática Transitória já está disponível na Ostermann Medical Center e GastroSlim em Criciúma . Sem cortes, sem dor, o aparelho analisa uma área mais abrangente do fígado, em relação à biópsia, avaliando graus de inflamação e fibrose de forma rápida e não invasiva.


Dona Maria, de 52 anos, chega ao médico com o seguinte relato: “-Doutor, estou ficando amarela e minha barriga está inchando. Fiz um ultrassom por conta que mostrou isso!”. O médico olha atentamente e pergunta: “A senhora está com sinais de cirrose no ultrassom. Bebeu em quantidade durante a vida? Tem histórico de hepatites virais no passado?”

“-Não senhor, nunca bebi nem tive doença alguma, mas isso está tirando o sono, o que eu tenho?”.


Ao ler a breve história que abre a nossa matéria, você deve estar se perguntando o que está acontecendo com esta paciente. Pois saiba que Dona Maria, personagem fictícia, não está sozinha. Ela apresenta complicações de uma doença silenciosa chamada: esteatose hepática, ou também chamada gordura no fígado.


Estatísticas apontam que cerca de 25 a 35% da população mundial sofre com essa doença, caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado. “Em pessoas obesas, esse índice pode chegar a 50% dos casos, e em diabéticos pode chegar a 69% dos pacientes” explica a Gastroenterologista da Ostermann Medical Center, Dra. Cintia Scherer.


COMO A DOENÇA EVOLUI


A grande questão é que essa doença é silenciosa, e não há sintomas específicos. “Se não diagnosticada precocemente, a esteatose hepática pode desencadear hepatite e após alguns anos evoluir para cirrose e câncer. Por isso é fundamental o diagnóstico rápido e iniciar tratamento brevemente” explica Dra. Cintia.


COMO FAZER DIAGNÓSTICO


A esteatose hepática, bem como estágios mais avançados podem ser diagnosticados pelo Ultrassom. Entretanto, há um novo método que vem ganhando espaço na comunidade médica: A elastografia hepática transitória.

Trata-se de um exame sem cortes ou incisões feito de forma rápida e ambulatorial onde o paciente tem acesso ao resultado em minutos.

“Após o diagnóstico, o médico pode direcionar o melhor tratamento para cada caso de forma personalizada, evitando assim complicações futuras”

Explica Dr. Rafael Ostermann, gastrocirurgião, da Ostermann Medical Center.


COMO POSSO REALIZAR A ELASTOGRAFIA?

O exame é realizado em dois centros especializados em doenças digestivas e Obesidade.


Em Araranguá: Ostermann Medical Center

Contato: Rua Expedicionário Iracy Luchina, 1205 – Coloninha-

Telefones: (48) 3522-2314- WhatsApp: 48 9. 9973-7109


Em Criciúma: GastroSlim,

Contato: Rua João Cechinel, n° 461, no bairro Pio Corrêa

Telefones: 48 3045-6833- Whatsapp (48) 9 9204-1740.



86 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page