Buscar
  • Saulo Pithan

Como está a sua ansiedade? Saiba mais sobre sintomas e tratamento


Dor de cabeça, coração acelerado, suor frio, formigamento, falta de ar, insônia, tensão muscular, medo excessivo, aquela sensação forte de cansaço mental e físico, pensamentos acelerados ou em desordem? Sim, você pode estar sofrendo de ansiedade patológica. A Psicóloga Maria Paula Pereira Medeiros (CRP 12/20921) traz neste artigo informações esclarecedoras que merecem muito a sua atenção. Continue lendo!


Ansiedade é sinal de alerta


A ansiedade é algo que aparece com bastante frequência na clínica e quase sempre nas demandas iniciais dos pacientes que querem acabar com ela, mas a ansiedade é inerente ao ser humano, todo mundo possui e então a ideia de acabar com ela se torna impossível. Embora a ansiedade seja conhecida popularmente como algo ruim, ela serve para nos alertar de situações estranhas, desconhecidas ou com algum risco envolvido, além disso, ela pode mudar nosso comportamento liberando uma quantidade de adrenalina para nos ajudar a enfrentar essas situações, o que faz dela nossa boa e querida amiga.


Preste atenção aos sintomas


O problema está quando a ansiedade fica `fora de controle´, ou seja, quando ela cresce e age de maneira acentuada, atrapalhando a vida da pessoa. Nessas situações chamamos de ansiedade patológica ou disfuncional. A ansiedade patológica pode causar alguns outros sintomas, como dor de cabeça, coração acelerado, suor frio, formigamento, falta de ar, insônia, tensão muscular, procrastinação, medo excessivo, exaustão mental e física, pensamentos acelerados ou em desordem, entre outros.

O que muitos não sabem, é que a ansiedade patológica mesmo gerando outros sintomas, também é um deles. Ela nos denuncia que algo não vai bem e que precisa ser trabalhado em psicoterapia.



Dicas para controlar a ansiedade?


Por ser inerente ao ser humano, a ansiedade é algo que precisamos aprender a conviver, mas podemos tomar algumas atitudes que ajudam a minimizar seu impacto no nosso dia a dia. Algumas dicas que separei para vocês para controlar sua ansiedade no dia a dia:

  • - Não assuma responsabilidades dos outros

  • - Aprenda a dizer não e a expor suas vontades

  • - Não crie expectativas em coisas que não dependem de você

  • - Não cobre amor de alguém


Cuide mais de você!


Bateu a ansiedade forte? Então tente:

  • - Tomar um banho gostoso e quente focado em você

  • - Se alongar ou fazer algum outro exercício

  • - Tomar um chá relaxante, aproveitando sua companhia

  • - Conversar com alguém que você ama sobre assuntos aleatórios.


A ansiedade é um sintoma de que algo não vai bem e precisa ser trabalhado, caso ela te atrapalhe, procure ajuda de um profissional. Não deixe que isso pese em sua vida, faça as pazes com ela e aprenda a lidar de maneira positiva.


Psicóloga Maria Paula Pereira Medeiros

CRP 12/20921




Onde procurar ajuda


A Ostermann Medical Center oferece excelentes profissionais que podem auxiliar na recuperação da sua saúde mental. Em tempos desafiadores como este que vivemos, ficar alerta aos sinais e tratar com antecedência é prioridade e também essencial. Se você leu este artigo e se identificou com o problema, não espere mais. Procure ajuda!

Entre em contato com nossa Central de Atendimento e solicite mais informações sobre nossos planos, pois sempre tem um que cabe no seu bolso. Para nós, o que realmente importa e cuidar bem de você e da sua família.


Entre em contato com nosso time de saúde


Se ficou com dúvidas e precisa mais esclarecimentos sobre o tratamento, entre em contato com a Ostermann Medical Center para maiores informações podem ser esclarecidas na Central de Atendimento ao Paciente-CAP, pelo WhastApp 48 9638-1218 ou (48) 3522-2314.



33 visualizações0 comentário