Buscar
  • Luiz Campos

Como escolher que tipo de adoçante usar

Você utiliza adoçante? Se sim, já parou para pensar que alguns tipos de adoçantes podem não ser tão benéficos para a saúde quanto parecem ser? A cada dia se busca mais alternativas para uma alimentação saudável e para reduzir o consumo de açúcar, seja ele refinado, cristal, mascavo ou demerara, no final das contas todos eles vão ter o mesmo efeito em seu metabolismo e irão fazer deposição de gordura (principalmente na região abdominal). Mediante a essa busca para a redução do consumo do açúcar propriamente dita, para o controle de peso ou de alguma doença como no caso o diabetes, temos os adoçantes ou endulcorantes, os dois são termos diferentes para descrever a mesma substância.


Os piores adoçantes são: os a base de sacarina sódica, ciclamato sódico, aspartame, acesulfame-k e sulcralose, que já não são mais indicados por nutricionistas por serem compostos de químicos que destroem a microbiota intestinal (conhecida como flora intestinal), aumentando a resistência insulínica (nada interessante para quem deseja emagrecer e ser mai saudável), além de terem em sua composição componentes que em longo prazo podem trazer toxicidade ao seu corpo.


Dentre os que não apresentam riscos a saúde estão a ESTÉVIA (adoçante natural vindo uma folha),o XILITOL (também natural de fibras vegetais) e a TAUMATINA (também natural de uma fruta africana). Porém mais importante que você conhecer os tipos de adoçantes é saber que durante o processo de reedução alimentar ou emagrecimento devemos adaptar nosso paladar com sabor MENOS DOCE. Não adianta você consumir adoçante em excesso, e querer emagrecer, o efeito desse excesso de sabor doce na ausência do nutriente doce, faz com que você tenha uma vontade desenfreada de comer doces e besteiras, prejudicando todo o processo. Saiba escolher seu adoçante o use-o com muita moderação.


Ana Paula Laurindo- Nutricionista CRN/SC 4527

Pós-Graduada em Nutrição Clínica Funcional / Pós-Graduada em Fitoterapia Clínica

7 visualizações0 comentário