top of page
Buscar
  • Foto do escritorSaulo Pithan

Cirurgia bariátrica: especialista explica quem pode fazer e quando é indicada



A cirurgia bariátrica é um procedimento cada vez mais utilizado como alternativa para ajudar pessoas que lutam contra a obesidade a emagrecer com saúde. A cirurgia é indicada para pessoas que têm um índice de massa corporal (IMC) acima de 40 kg/m² ou entre 35 e 40 kg/m² com comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, entre outras.


O procedimento consiste em reduzir o tamanho do estômago ou modificar o sistema digestivo, o que resulta em uma redução significativa da ingestão de alimentos. As cirurgias mais comuns incluem a gastrectomia vertical, que consiste na remoção de uma grande parte do estômago, e o bypass gástrico, que cria uma pequena bolsa estomacal ligada diretamente ao intestino delgado, reduzindo a quantidade de alimentos que podem ser consumidos e reduzindo a absorção de nutrientes.


De acordo com Dr. Rafael Ostermann, gastrocirurgião da Ostermann Medical Center e da GastroSlim, a cirurgia bariátrica é uma opção para pessoas que tentaram perder peso sem sucesso por meio de outras formas de tratamento, como mudanças na dieta e exercícios físicos. “No entanto, é importante lembrar que a cirurgia não é uma solução mágica para a obesidade e que ela deve ser encarada como parte de um programa completo de mudança de estilo de vida, que inclui acompanhamento nutricional, atividade física e acompanhamento psicológico”, explica.


Benefícios pra vida toda


Os benefícios da cirurgia bariátrica incluem uma perda significativa de peso, melhora de doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão arterial, melhora na qualidade de vida e aumento da expectativa de vida. No entanto, a cirurgia também envolve riscos, como complicações durante ou após o procedimento, e requer um compromisso com mudanças de estilo de vida a longo prazo. “A cirurgia bariátrica é uma opção eficaz para ajudar pessoas com obesidade a emagrecer com saúde, mas deve ser considerada como parte de um programa completo de mudança de estilo de vida e acompanhada de perto por profissionais de saúde. É importante que as pessoas interessadas na cirurgia bariátrica consultem um médico especialista para avaliar se essa é a melhor opção para elas” finalizou.


Onde encontrar ajuda



Em Araranguá, no Extremo-Sul de Santa Catarina, a Ostermann Medical Center é referência no tratamento da doença.

Contato: Rua Expedicionário Iracy Luchina, 1205 – Coloninha-

Telefones: (48) 3522-2314- WhatsApp: 48 9. 9973-7109




Em Criciúma, o centro especializado é a GastroSlim, um moderno, acolhedor e tecnológico centro médico que tem medicina acolhedora em seu DNA e já é referência em tratamentos inovadores da obesidade e doenças do aparelho digestivo.

Contato: Rua João Cechinel, n° 461, no bairro Pio Corrêa

Telefones: 48 3045-6833- Whatsapp (48) 9 9204-1740.


67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page