Buscar
  • Luiz Campos

Carências Nutricionais, mais comum do você imagina

Em meio ao aumento prevalente de sobrepeso e obesidade tanto a nível nacional como mundial e com a oferta excessiva de alimentos processados, nos encontramos mediante a uma realidade de inúmeras carências nutricionais. Essa informação parece até controversa, mas mesmo estando acima do peso é comum diagnosticar a deficiência de vitaminas e minerais nessa população. Isso acontece devido ao aumento do consumo dos alimentos processados, que perdem naturalmente os nutrientes durante o processo de fabricação e armazenamento e o aumento do consumo de alimentos com alta densidade energética (como fast-foods( e de baixa qualidade nutricional. Em contrapartida, temos a redução do consumo de alimentos fonte de vitaminas e minerais como os vegetais, frutas e alimentos “in natura”.


Devido a todo esse contexto alimentar as deficiências nutricionais mais comuns em consultório são: Magnésio, Ferro, Zinco, Vitamina A, vitamina B12 e Vitamina D. Todas elas podem ser diagnosticadas através de exames bioquímicos (exames de sangue) e na consulta com o seu Nutricionista, também existem alguns sinais e sintomas que podem indicar a suspeita e a falta desses nutrientes, como: cansaço, dores nas pernas, queda de cabelo, unhas quebradiças, falta de energia e concentração, câimbras, fadiga muscular, imunidade baixa, acne, dificuldade de enxergar ao entardecer, entre outras...


Toda essa mudança na maneira como nos alimentamos chama-se transição nutricional e veio com a globalização, vida moderna a praticidade em se fazer tudo, aonde, cada vez se desembala mais e se descasca menos. O ambiente em que vivemos e a vida moderna vieram para ficar, contudo, para que essa maneira de se alimentar não traga prejuízos a saúde e nem deficiências nutricionais precisamos retomar os bons hábitos alimentares, organizar o tempo da semana, priorizar a alimentação saudável e voltar a nos alimentar como nossos avós e bisavós se alimentavam, comendo “comida de verdade”.


Ana Paula Laurindo- Nutricionista CRN/SC 4527

Pós-Graduada em Nutrição Clínica Funcional / Pós-Graduada em Fitoterapia Clínica

22 visualizações0 comentário