Balão intragástrico é apontado como um dos procedimentos mais eficazes contra a obesidade
top of page
Buscar
  • Luiz Campos

Balão intragástrico é apontado como um dos procedimentos mais eficazes contra a obesidade


Dr. Rafael Ostermann | Médico Especializado em Gastrocirurgia

O médico especializado em gastrocirurgia Dr. Rafael Ostermann, explica os benefícios e a eficácia do método que é realizado sem cirurgia, sem cortes e em poucos minutos


Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, mais de 50% da população brasileira está com sobrepeso e 20% estão obesos, sendo 7 em cada 10 pessoas estão acima do peso. Porém, não é só no Brasil que a epidemia da obesidade tem dados alarmantes. A projeção é de que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões obesos.


Nesse contexto, inúmeras soluções vem sendo desenvolvidas nas últimas décadas para o tratamento da obesidade. Considerado um dos principais instrumentos no combate a obesidade, o balão intragástrico é apontado por especialistas e recentes pesquisas como um dos métodos mais eficazes, com taxa média de sucesso acima dos 90%.

Mas o que é o balão intragástrico e como ele funciona

Segundo o médico gastrocirurgião Dr. Rafael Ostermann, diretor-geral da Ostermann Medical Center de Araranguá, esta técnica proporciona ao paciente uma forma saudável de emagrecimento. “Consiste na introdução de um balão de silicone dentro do estômago por via endoscópica. Após a sua introdução, o balão é inflado com cerca de 500 a 700 ml de soro fisiológico, com a finalidade de reduzir a capacidade do estômago e a ingestão de alimentos, aumentando assim a saciedade e a perda de peso. É um procedimento simples e realizado sem internações. Além disso, o balão estimula receptores do fundo gástrico que sinalizam para o sistema nervoso central (cérebro) provocando uma saciedade precoce do reservatório gástrico. O espaço ocupado pelo balão gástrico também age na diminuição da capacidade do reservatório gástrico. Este mecanismo leva a redução do volume de alimentos ingeridos e a consequentemente a diminuição do aporte calórico ocasionando a perda de peso e a melhora de medidas corporais” explica o médico.

Balão pode ajudar a curar doenças crônicas


O que muita gente não sabe, é que o balão intragástrico tem a capacidade de não só reduzir o peso mas também controlar doenças crônicas e transformar para melhor a vida das pessoas.


“Usualmente ele gera reduções de peso que variam entre 12-30 kg, medida que também é influenciada pelo apoio da equipe multidisciplinar. O mais interessante é que o processo de perda de peso com o balão pode ajudar a melhorar muitas doenças como: hipertensão, diabetes, apnéia do sono, dores articulares, refluxo, síndrome de ovários policísticos e tantas outras” explica o especialista.


Segundo o gastrocirurgião, o balão é apenas um estímulo para o emagrecimento e é importante manter uma alimentação equilibrada e se consultar com especialistas mesmo após sua colocação. “Como todo procedimento para emagrecer, tudo depende de como o paciente vai reagir ao tratamento, de qualquer modo é recomendado que a pessoa entenda que precisa sair da categoria de risco em que se encontra, adotando uma alimentação forte e saudável, fazendo exercícios e tenha um modo de vida mais saudável para que tenha ainda melhores resultados”, finaliza.


Maiores informações podem ser obtidas também pelos telefones: 048 3522-2314 / 3522-3817/ 99697-6465

9 visualizações0 comentário
bottom of page