Buscar
  • Saulo Pithan

Saúde do homem: médico urologista alerta sobre hiperplasia de próstata

Atualizado: há 6 dias


Se você acorda à noite duas ou mais vezes para urinar, então preste atenção pois você pode sofrer de hiperplasia da próstata e ao sentir os primeiros sintomas, é importante procurar um médico urologista. O alerta é do especialista Pedro Henrique Messina (CRM-SP- 135650 RQE: 15789) que faz parte do corpo clínico da Ostermann Medical Center em Araranguá.


A hiperplasia prostática é um aumento benigno (não é um câncer) do tamanho da próstata que atinge cerca de 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos. Na faixa entre 70 e 80 anos, essa taxa pode chegar a 80%. Normalmente do tamanho de uma noz, a glândula pode chegar a ficar tão grande quanto uma bola de tênis. O crescimento da próstata pode comprimir a uretra, diminuindo o seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da urina. A urina estagnada, por sua vez, favorece o aparecimento de infecções e de cálculos renais.


Causas do problema

A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.




Sintomas da hiperplasia de próstata


Os sintomas surgem quando a próstata aumentada bloqueia o fluxo de urina. Primeiro, os homens podem ter dificuldade para iniciar a micção ou, quando conseguem, sentem como se não tivessem urinado o suficiente. Como a bexiga não se esvazia completamente, é necessário urinar com mais frequência, geralmente durante a noite (noctúria).

A necessidade de urinar também pode se tornar mais urgente (a vontade surge repentinamente, e não aos poucos). O volume e a força do fluxo urinário podem diminuir notavelmente e a urina pode ficar gotejando ao final da micção.

No vídeo, Dr Pedro Messina detalha alguns sintomas. Assista!



Diagnóstico de hiperplasia de próstata

Ao sentir os primeiros sintomas, é importante procurar um médico urologista. Ele irá fazer um exame de toque retal para determinar se a próstata está maior. A próstata afetada não fica dolorida ao toque. A presença de áreas firmes ou rígidas pode ser indício de câncer da próstata. Podem ser solicitados também alguns exames específicos. Médico explica sobre os sintomas


Recomendações para identificar a hiperplasia de próstata

• A partir dos 50 anos de idade é recomendado que os homens consultem o urologista uma vez por ano pelo menos;

• Quem tem pai ou irmão com hiperplasia apresenta três vezes maior possibilidade de desenvolver o problema. Vale mencionar o histórico familiar na consulta.


Onde encontrar tratamento



A Ostermann Medical Center funciona na Rua Expedicionário Iracy Luchina, 1205 – Coloninha em Araranguá-SC. Além de atendimento presencial é possível receber atendimento on-line para facilitar o esclarecimento de dúvidas pelo

WhatsApp: 48 9. 9973-7109 ou (48) 3522-2314.

18 visualizações0 comentário