Buscar
  • Luiz Campos

6 estratégias infalíveis para seu intestino funcionar como um reloginho

O intestino é considerado um órgão muito importante, ele tem uma ligação direta com nosso cérebro, por isso algumas sensações como ansiedade ou nervosismo podem gerar respostas intestinais, se nosso intestino não funcionar bem, nosso emocional vai ficar abalado.


No intestino habitam trilhões de bactérias, as quais se alimentam do que estamos consumindo, portanto devemos ingerir alimentos saudáveis que vão alimentar as bactérias boas. Essas bactérias são fundamentais para nosso sistema imunológico, produzindo 70% das nossas células de imunidade, portanto se você está ficando frequentemente doente, o fortalecimento do intestino pode melhorar seus sintomas.


Devido a alimentação ruim, consumo inadequado de água, poluição, stress e consumo de antibióticos, nosso intestino pode estar com poucas bactérias boas e muitas ruins, por isso vou deixar algumas dicas que vão fazer com que seu intestino deixe de ser preguiçoso.


Dica 1: Mastigação: a nossa digestão começa na boca, devemos comer o mais devagar possível e não engolir alimentos muito inteiros, pois eles vão ser mais difíceis de serem quebrados dificultando todo o processo digestivo.


Dica 2: Água: nosso corpo necessita de água para todas as funções, portanto se você não ingerir água suficiente o intestino vai recaptar a água do intestino, fazendo com que as vezes fiquem mais ressecadas causando constipação, um sintoma relatado por muita gente. Iniciar o dia com um copo de água ajuda a limpar nosso tubo digestivo, além disso devemos intensificar o hábito de tomar água ao longo do dia.


Dica 3: Fibras: as bactérias boas que habitam o intestino se alimentam de fibras, encontradas em alimentos naturais como frutas, legumes e verduras; além desses alimentos podemos incluir na nossa alimentação chia, linhaça, farelo de aveia e psyllium um tipo de fibra encontrado em lojas de produtos naturais que ajuda muito na função intestinal.


Dica 4: Probióticos: são as bactérias boas podem ser encontradas em iogurtes naturais, kefir, kombucha ou comprados prontos em farmácias. Se você já está caprichando na alimentação e na água e seu intestino ainda não está funcionando bem, usar probióticos pode ser a solução.


Dica 5: Exercício físico: quando fazemos algum exercício aumentando a motilidade intestinal, ou seja ajuda os movimentos peristálticos do intestino, facilitando a evacuação. Uma boa caminhada pode ajudar quando se está com o intestino preso.


Dica 6: Não segure a vontade de ir ao banheiro: quando seguramos acabamos perdendo o reflexo, ir ao banheiro é uma necessidade fisiológica então sempre que tiver vontade de ir ao banheiro obedeça seu organismo. Caso já tenha colocado em prática todas as dicas e seu intestino ainda continuar parado vale a pena uma investigação mais detalhada sobre possíveis intolerâncias e alergias alimentares.


Espero que as dicas ajudem, afinal ninguém fica feliz com o intestino parado não é mesmo?


Nutricionista Larissa Folle CRN10 - 2330

11 visualizações0 comentário