top of page

Elastografia Hepática

utilizacao-de-elastografia-hepatica-no-estudo-da-cirrose-20022019134534.png

Elastografia em Araranguá

O que é Elastografia Hepática

O exame com FibroScan®, também chamado Elastografia Hepática Transitória, é uma técnica usada para avaliar o grau de rigidez do fígado sem invasão do corpo humano, ou seja, sem riscos ou complicações.

O resultado é imediato e mostra a evolução da saúde do fígado, permitindo ao médico avaliar e monitorizar a evolução de doenças independentemente de tratamento ou outros fatores.

O resultado do exame ajuda também a prever complicações em situações como a cirrose hepática.

Por fim, através da ferramenta CAP, pode avaliar o grau de esteatose hepática (infiltração gordurosa no fígado) e sua evolução.

É doloroso?
Não. O exame com FibroScan é indolor, rápido e fácil.
Durante a medida, você pode sentir apenas uma leve
vibração na pele na ponta da sonda.

Como é o exame?

  • O procedimento é realizado após jejum de 2 a 3 horas.

  • É importante que você traga consigo os exames complementares disponíveis relacionados ao fígado: exames de sangue, ultrassom, etc.

  • Não é necessário retirar nenhuma peça de roupa para o exame, mas teremos de expor o lado direito de seu abdome. Assim, não é sugerido que mulheres usem vestido no dia do exame.

  • Você deita com o abdome para cima, com o braço direito erguido e posicionado atrás de sua cabeça. O médico aplica um gel aquoso na pele e encosta a sonda (semelhante à usada em ultrassom) com uma leve pressão.

  • O exame consiste de 10 medidas consecutivas feitas no mesmo lugar, e costuma durar menos de 10 minutos.

  • O resultado é entregue ao final do exame e será um número entre 2,5 a 75 kPa. Seu médico o interpretará em conjunto com os demais dados sobre sua doença.

bottom of page